sexta-feira, 21 de maio de 2010

Combustões

A foto é da capa do The New Paper de Singapura de ontem. Os acontecimentos recentes em Banguecoque foram por demais mediatizados à escala global, por isso vocês sabem de que falo. No entanto talvez não alcancem bem o impacte que tem aqui no Sudeste Asiático a quase-guerra-civil que testemunhámos na capital da Tailândia . Quem assistiu ao triste "espectáculo" da sublevação vermelha aqui de Singapura, mesmo um Asteróide cuja órbita é errante, não pode evitar um sentimento de grande tristeza e consternação. Os países vizinhos gostam da Tailândia. Ou, mais precisamente, os povos vizinhos gostam dos Tailandeses. E dos seus sorrisos. E, já agora, de passear em Banguecoque aos fins de semana, em sessões desenfreadas de "shopping"! O Asteróide percebe: pelo que já viu da Tailândia, em Banguecoque ou noutras paragens, também se apaixonou um bocadinho. Pelos sorrisos, mais que pelo shopping! Se quiserem ter uma ideia de Banguecoque, incluindo o aspecto que pode ter um "shopping-mall" antes de pegar fogo, espreitem as fotos que lá tirei em 2007.


Já agora: querem mesmo saber o que se passou em Banguecoque nas últimas semanas? Em Português e em directo? Pois tal blog existe, está aí no clique que me fez o título deste post: Combustões. "O blog que não diz mal de Portugal". Já somos dois! "Combustões" está lá, no sítio, nos escombros fumegantes dos shoppings que eu próprio já percorri em tempos mais felizes. Está lá e consegue levar os militares a posar para a câmara, dar dois dedos de conversa com um porteiro que teima guardar as ruínas, testemunhar a acção dos militares em directo, no mal e no bem, dissecar o desapontamento de um verdadeiro "camisa vermelha" de regresso aos seus campos agrícolas, ainda perplexo e sem entender porque é que lhe tinham dito para ir para a capital "defender o rei" quando afinal acabou por ser um dos maus da fita (e não propriamente do lado do rei...). Acho que o "Combustões" está tão em cima do acontecimento que até cheirou a diarreia que assolou um dos líderes "vermelhos" no momento da rendição, o mesmo líder que um dia antes ainda dizia "agarrem-me, agarrem-me, se não eu esfolo-os...". Mas para que é que eu estou para aqui com estas conversas? Vejam, em directo, a cores e com cheiro no Combustões. Para quem não sabe clicar, vão a http://combustoes.blogspot.com/.

Sem comentários: