terça-feira, 1 de janeiro de 2019

Uma manhã normal em Moscovo

O Facebook e o Instagram transbordam de posts feéricos, fotos e vídeos destes três dias em Moscovo, desde que o Asteróide aqui aterrou na estação de Bieloruskaya. Fica a foto dessa aterragem, mas por enquanto deixo para o Facebook o que é do Facebook, incluindo o Ano Novo, recebido em festa na Praça Vermelha, ontem à noite.

Por aqui prefiro partilhar manhãs normais, como a de hoje, saindo de ‘casa’ na Voznesenskiy Pereulok e caminhando para sul para apanhar o metro na Arbatskaya, Linha 3 direção Pyatniskoe Shosse. O destino é a estação de Smolenskaya, um pulinho de uma paragem apenas, para evitar caminhar a rua Arbat de uma ponta à outra. Já o fiz um destes serões e vale a pena, uma rua pedonal pejada de restaurantes e animação natalícia. Mas hoje é de novo uma manhã normal e eu sou mais um moscovita a caminho de um destino matinal prosaico, no meu caso uma clínica onde vou mudar o penso de um dedo maroto que infectou quando não devia.

Ao fundo da minha rua viro à esquerda, onde uma pequena igreja ortodoxa assentou arraiais. Já lá espreitei durante uma cerimónia e recomendo: onde um templo católico é solenidade e eco, o espaço ortodoxo é um ninho acolhedor de sons abafados e coros melancólicos, sob um tecto baixo coberto de frescos.


A Nikitaskaya que percorro apenas uns metros para noroeste antes de virar à esquerda para a Kalashny, está deserta. Os moscovitas dormem, recuperando da passagem de ano, apesar de já passar das nove da manhã. No metro, que apanho uns 10 minutos de caminhada mais à frente, muito pouca gente também - ideal para apreciar estes palácios subterrâneos de mármore, candelabros e esculturas que se estendem pelo metropolitano moscovita. O céu é de chumbo, a temperatura amena (-5C) mas nem por isso os pombos parecem menos enregelados... Mais dramático é o caso do sem-abrigo com quem me cruzei, encolhido numa esquina junto com o seu carro de supermercado cheio de tralha. Hoje não está mau, mas o que acontece quando chegaraos -20C? Fiquei a pensar nele nesta manhã normal enquanto o Dr. Andreyi, na luxuosa clínica que foi o meu primeiro destino de hoje, me refez o penso e me elogiou a excelente cicatrizaçào. Estou pronto para embarcar no transiberiano.











Sem comentários: