quarta-feira, 7 de maio de 2008

Na Coreia, maribando-me para o turismo...


Ainda hoje, onze dias após a mãe desta menina me ter pedido para tirar uma fotografia comigo lado a lado com a filha, ainda não percebi qual era a ideia... Aconteceu em Seoul, na Coreia, e aproveitei para lhe pedir para tirar a foto pela segunda vez, desta feita usado a minha camera. Claro que me recortei para fora da imagem... Enquanto estávamos nisto, a menina ia-me perguntando em bom inglês mas com voz de autómato: de onde vem? O que é que faz? Como se chama? Bom, quando por sua vez a mãe me começa a perguntar qual a minha cor favorita e o meu número da sorte comecei a afastar-me com um sorriso, já a pensar que não tardava nada estava a ser cravado para me poderem proteger do mau olhado...

Infelizmente não tenho muito para vos contar da Coreia: cheguei na manhã de um Sábado vindo de Saigão, muito mal dormido no avião, e no Domingo voei de novo de Seoul para Ulsan, no Sul. Na segunda feira já estava a voar de volta para Singapura. E o corpinho já não aguenta tanta andança: de facto o meu Sábado turístico em Seoul limitou-se a umas horas de passeio a pé nas imediações do hotel, bem central (em Gwanghwamun). O passeio levou-me a uma das zonas mais animadas de pequeno comércio e restauração, Myeong-Dong, onde esta foto (e a maioria das que tirei em Seoul...) foi tirada. Infelizmente já não visitei um dos mais cobiçados destinos túristicos em Seoul, o complexo do palácio Gyeongbokgung, o Palácio da Felicidade Rebrilhando, mandado erigir pelo Rei Taejo na sua nova capital Seoul quando para aí se mudou no século XV. Ficava a apenas dez minutos de táxi do meu hotel... Mas após o meu passeio e almoço estava esgotado, ainda com uma semana de Vietname no lombo, pelo que acostei nas saunas do hotel, onde fiquei rebrilhando de suor, mergulhando em água quente, sendo macerado por um gajo tipo Buda que me arrancou a pele e me deixou cheio de nódoas negras com umas ventosas supliciantes que me aplicou, ahh, tudo isto para acabar nas mãos duma jovem massagista coreana que me fez esquecer o torturador anterior. Foram 3 horas, desde os primeiros banhos até à última massagem, que finalmente me recuperaram para a vida. Que se lixe a Felicidade Rebrilhante do Rei Taejo... Das poucas fotos de Seoul, e algumas de Ulsan, que foram tiradas, o Asteróide há de dar notícias um dia destes. Eventualmente.


Sem comentários: