domingo, 18 de maio de 2008

José Augusto "Lampião", cordelista encartado

Apresento-vos José Augusto, apelidado de Lampião pela polícia (segundo o próprio fez mesmo muita maldade no passado...). Vale a pena relembrar que Lampião foi bandido famoso por estas bandas do Nordeste: ele e a sua garota, Maria Bonita, ambos mortos a tiro pela Polícia em 1938, estão para o Brasil como Bonnie & Clyde estão para a América.

Mas o Lampião aqui apanhado pelo enviado do Asteróide em Olinda, 6 Km a Norte do Recife, parece deveras inofensivo. E é membro orgulhoso da União dos Cordelistas de Pernanbuco, vendedores ambulantes de literatura de cordel! Bebendo uma cerveja bem fresca perto da Sé desta cidadezinha Património Mundial da UNESCO, escolhi uns quatro pasquins vendidos pelo Lampião enquanto o personagem relatava as suas aventuras na América, contratado por um famoso realizador gringo que se tornara fã dos dotes do Lampião como figurante. Desde que fora principescamente pago com 8000 dólares para figurar num filme rodado aqui no Brasil não mais parara, tendo na América passado pelos sítios mais incríveis, como a Arábia e o Benfica (momentos antes tinha eu explicado qual o outro significado do Lampião...).

Fica para a posteridade um par de versos no início da obra "A Moça Que Foi Vender o Piriquito em Piancó", do poeta Paraíbano José Costa Leite. Se quiserem saber a história toda convidem-me para uma cerveja ou venham a Olinda procurar o Lampião!
Leitor leia este cordel / Que vai ser do bom-só-só /E quem escutar também / Vai sorrir de fazer dó / Aqui eu vou descrever / A Moça Que Foi Vender / O Periquito em Piançó.
(...)
Do casal houve uma filha / Com o nome de Alzira / Que tinha os olhos azuis / E os dentes de safira / Duma beleza divina / E é sobre essa menina / Que minha pena se inspira.

5 comentários:

Cultura Nordestina disse...

Olá primeiramente gostaria de elogiar seu blog, parabéns! Esse post do lampião ficou muito bom. Gostaria de saber se é possível acrescentar o meu blog (http://culturanordestina.blogspot.com/) em sua relação de links. Trata-se de um blog voltado a divulgar os mais variados aspectos de nossa cultura nordestina e brasileira. Grande abraço!

Eu disse...

Caro Marcos, fico muito orgulhoso por ter gostado. Já fui no seu blog e gostei, ficando com vontade de visitar melhor. Terei todo o prazer em divulgá-lo na minha relação de links. Agora, tenho de confessar, sou um novato na blogosfera e nem tenho uma lista de links para divulgar! Vou tentar inaugurar uma aí do lado... Um abraço de um português que ficou impressionado com a força com que o Nordeste está: desde Olinda a Porto Galinhas, passando pelo Recife e pelo porto de Suape com as grandes obras em curso no local, fiquei entusiasmado! Volte sempre.

Anónimo disse...

Francamente uns tempos no Brasil e já está a falar como os Brasucas!

É assim o espirito Português!

Escandaloso!É para agradar a quem?

Eu disse...

Oxente, agradar, agradar, de fato queria mesmo agradar pra você, prezado anónimo! Gosto de facto de escrever, por exemplo em Português de Portugal, mas não me embaraça nada deixar-me embalar pela permanente invenção da língua que se observa aqui no Brasil. Sugiro ao caro anónimo que se vá queixar à Comissão do Acordo Ortográfico... Que eu nem tenho em conta quando escrevo, aliás. Confesso também que falho um acento de vez em quando porque o meu lap top é singapurense e não tem corrector ortográfico em Português...

Anónimo disse...

Boa João!
A tua resposta ao anónimo é que foi no bom espírito português. Abraço!