terça-feira, 16 de outubro de 2007

Tioman,a minha primeira ilha de sonho


Em Julho do ano passado fiz um fim de semana prolongado a dois, com amigos de Singapura (vários casais de etnia Chinesa) na ilha de Tioman, ao largo da costa leste da Malásia peninsular (2º5N, 104º10E). Um paraíso, muito descanso e muito snorkeling... O único problema: é difícil lá chegar: umas horas de carro até à costa leste e mais um par de horas de barco. Foi a minha primeira vez naquilo que se pode chamar de uma "ilha de sonho" (embora se fizerem scroll down neste blog possam encontrar outra ainda mais linda, mas muito mais pequena, Dayang). As fotos mais fixes podem ser vistas em http://picasaweb.google.com/Galargus/MALSIATioman. Infelizmente nesta altura ainda não tinha a caixa especial para poder usar a camera fotográfica debaixo de água, pelo que das maravilhas que vimos enquanto snorkelizávamos, nada...

Tioman é uma ilha bastante grande, a maior da Malásia no Mar do Sul da China, com 22 Km de comprimento e 11 de largura no ponto mais largo. Está a 32 Km ao largo do porto de Mersing, no continente. Mas a ilha é muito montanhosa e coberta de floresta virgem, pelo que não tem estradas... Os poucos micro-povoados e pequenos resorts que contém instalaram-se à beira mar, na linha de costa de areia branca e águas de azul luminoso. para ir de um sítio para o outro: só de barco.

Para além do snorkeling e scuba diving, que fazer aqui? Papo para o ar na praia, beber dos cocos acabados de apanhar, penetrar um pouco na floresta para tirar o sal numa queda de água ou ver passar uma família de macacos... Também se organizam caçadas à noite, de caçadeira em punho, aos porcos selvagens que abundam na floresta, mas nós não estávamos para aí virados!

Estava em Tioman na noite do Portugal-Alemanha para o terceiro lugar do Mundial de futebol de 2006. Eu e a minha cara metade bem tentámos estar acordados até às 2 da manhã, até desfraldei a bandeira Portuguesa na varanda do bar do resort onde nos instalámos... Felizmente caímos para o lado e dormíamos como justos enquanto a bandeira, coitada, assistia à nossa selecção a levar na pá dos Teutões...

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá, amigo!
Pois então cá vim espiolhar o teu blogue. Tu bem sabes que à velha lista do "homem completo" - escrever um livro, ter um filho e plantar uma árvore - foi acrescentado o item "ter um blogue". Longa vida a este Asteróide e espero que não colida com o planeta Preguiça. Devo avisar-te que, por ser o primeiro comentário, fiz um esforço para não te dirigir insultos "online". Espero que não te habitues.

Anónimo disse...

Cá estou outra vez. Já que inauguraste este espaço online, aproveito para te dar notícias deste nosso Rectângulo 1189. A bomba noticiosa de hoje é que o Eusébio (sim, o pantera) foi apanhado pela PJ com uma mulher. Que mais nos irá acontecer?! Só falta o Mourinho ser apanhado com um homem para que os pilares da nossas civilização se desintegrem completamente. Entretanto, uma das lontras do Oceanário já manifestou o desejo de mudar de nome. Estava visto.