quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Domingo Filipino em Singapura


As Filipinas são uma das mais numerosas comunidades expatriadas que vivem em Singapura. São milhares de meninas e mulheres, trabalhando quase todas como "mades" em casas de Singapurenhos ou de expatriados abastados de outras nações. Trabalham, comem e dormem nas casas dos "boss" e as que têm sorte podem folgar ao Domingo. Neste ano de 2007 que vos escrevo ganham entre 350 a 400 SGD (cerca de 180 Euros) por mês.

No dia mágico de Domingo alguns pontos de Singapura são invadidos por hordas de Filipinas. É o caso do Lucky Plaza, um shoping farrusco em plena (e nobrérrima) Orchard Road. Ou o East Coast Park onde organizam churrascos sempre que um aniversário ou outra efeméride o justifique. Há sempre algumas com mais posses que abonam comida e bebida. De facto o Domingo é fonte de receitas paralelas para as mais arrojadas, vendendo jeans piratas, trabalhando a dias (é proíbido...) engomando e limpando casas de expatriados como eu, ganhando comissões de agências se ajudarem a trazer mais conterrâneas para trabalharem em Singapura... Ou revendendo com lucro cartões de telemóvel sempre que um navio com tripulação Filipina está no porto e os homens não podem sair de bordo.

Em http://picasaweb.google.com/Galargus/SINGAPURAAsFilipinas dois Lusitanos juntaram-se à festa e trataram da grelha... Vinte e sete Filipinas passaram a saber onde ficava Portugal!

Sem comentários: