quinta-feira, 9 de setembro de 2010

As Caravelas que nos pariram


Hamburgo em 2010 não é uma realidade muito distante de casa. Não é como nos anos 80 levar uma semana para chegar a Praga de comboio e outra para voltar, com meses pelo meio a meter-me em aventuras pelas alienígenas paragens da Europa de Leste, com Muro e tudo por permeio. Para conseguir algo igualmente Marciano nos dias que correm só deitando-me ao trânsito de Teerão ou deixando-me conduzir pela estrada de Saigão para Vung Tau durante umas horas. Estar em Hamburgo é como dar um passeio de carro ali pelo Luso nos anos 80. Ou pela Mealhada, tendo em conta o pernil de porco de pele crocante que acabei de ingerir juntamente com uma caneca de litro de cerveja. Mas...
A verdade é que nunca me acomodei totalmente às repetidas viagens que faço para os sítios habituais. Como para Hamburgo de quando em vez. Há sempre um olhar novo, algo de exótico, nem que seja por cada visita ser entremeada por inúmeras outras em várias paragens do mundo, que me fazem esquecer a última ronda por mais um canto rotineiro. Assim, apesar de estar aqui na "nossa" Europa, não deixo de me comover com imagens como as das fotos. Estou cá fora mas tive um cheirinho único da nossa casa. De repente estava longe de novo e comovi-me com o apelo dos "nossos". Viva a Sagres, a Francesinha e o Galão! E as caravelas que nos pariram...

2 comentários:

luis roldao disse...

é sp bom ver qq coisa portuga na alemanha, ... pra desenjoar

Eu disse...

É bem verdade, amigo, onde quer que estejamos suspiramos pelo nosso canto...