domingo, 23 de junho de 2013

The Montebello Splendid Suite



Dar um título a um post sobre uma viagem de trabalho à Flandres não é tarefa fácil. Acabei por me decidir pelo conjunto de palavras mais posh com que me deparei: o nome do meu quarto em Antuérpia durante duas noites, um par de semanas atrás. Com isto espero atrair milhares de leitores, apesar do considerável vácuo que foi esta visita à Bélgica. Já havia visitado a pátria "des moulles et des frites" pelo menos um par de vezes no passado, e há muitos anos até tivera a oportunidade de ver um Bélgica - Espanha num estádio qualquer novinho, com o Preud'Homme na baliza belga. No entanto reparo que a Bélgica ainda não surgia na lista do Asteróide, pelo que não poderia deixar de partilhar estes dois dias e meio razoavelmente vazios em Antuérpia.

Voo atrasado umas três horas à chegada, montado no Eusébio (o nome do avião que me transportou...). A velha TAP fez questão de me despejar em Bruxelas já para lá das onze da noite num aeroporto praticamente deserto. Seguiu-se um taxi que me gamou 125 EUR para me levar dento de um carro a tresandar a tabaco até ao centro de Antuérpia. Cansado, ganhei alento com o nome do quarto que me esperava (e cujo interior, em mezanine, até fazia jus ao nome), o suficiente para aplicar as últimas energias num passeio pelas imediações, acabando a comer um bocado de presunto e uma biére, mais uma sopa minestrone. Deu para ter um cheirinho de uma Antuérpia animada na zona velha por muitos bares e pequenos restaurantes, apesar do avançado da noite. Seguiu-se um dia fechado ali para a s bandas do canal num evento todo ele falado em Holandês. Apesar de a coisa interessar a todo o Benelux, um belga confidenciava-me que noventa por cento dos presentes eram holandeses, que se mexiam muito mais que os envergonhados belgas, flamengos ou não. Depois de uma sessão de copos no final do evento, seguiu-se uma manhã dolorosa no regresso, onde a boca a saber a papel de música não obstou a que pudesse capturar a foto de um belga regalado ao sol, a caminho do aeroporto. Aeroporto, ar, aeroporto, casa. Pronto. De esplêncido, só mesmo o quarto...

Sem comentários: