domingo, 30 de maio de 2010
Maré negra no Estreito
@ 30.5.10 0 comentários Etiquetas: Conversas..., Singapura
sexta-feira, 21 de maio de 2010
Korsang cheu di saudadi
Tantu tempu jah passah (Já passou muito tempo)
Mas, korsang nunca skiseh (Mas, o coração nunca esquece)
Korsang cheu di saudadi (Coração cheio de saudade)
@ 21.5.10 2 comentários Etiquetas: Conversas..., Malásia, Singapura
Combustões
A foto é da capa do The New Paper de Singapura de ontem. Os acontecimentos recentes em Banguecoque foram por demais mediatizados à escala global, por isso vocês sabem de que falo. No entanto talvez não alcancem bem o impacte que tem aqui no Sudeste Asiático a quase-guerra-civil que testemunhámos na capital da Tailândia . Quem assistiu ao triste "espectáculo" da sublevação vermelha aqui de Singapura, mesmo um Asteróide cuja órbita é errante, não pode evitar um sentimento de grande tristeza e consternação. Os países vizinhos gostam da Tailândia. Ou, mais precisamente, os povos vizinhos gostam dos Tailandeses. E dos seus sorrisos. E, já agora, de passear em Banguecoque aos fins de semana, em sessões desenfreadas de "shopping"! O Asteróide percebe: pelo que já viu da Tailândia, em Banguecoque ou noutras paragens, também se apaixonou um bocadinho. Pelos sorrisos, mais que pelo shopping! Se quiserem ter uma ideia de Banguecoque, incluindo o aspecto que pode ter um "shopping-mall" antes de pegar fogo, espreitem as fotos que lá tirei em 2007.
@ 21.5.10 0 comentários Etiquetas: Tailândia
quinta-feira, 20 de maio de 2010
Global Private Eye
Esta fica sem muitos comentários, pois já hoje escrevi que chega por aqui... Pelos vistos o negócio é tal que até já dá para massificar a publicidade! Será que são as esposas que andam a portar-se pior ou os maridos que andam mais ciumentos? O que sei é que vale a pena visitar o website anunciado na foto, que vos apresentará uma respeitável agência de detectives de Singapura com mais de um quarto de século de existência, parte de uma rede global de "private eyes" peritos, principalmente, em fotografar mulheres nuas a pôr os palitos aos maridos. Ele há trabalhos ainda melhores que o meu...
PS: Concurso para o melhor nome de website para versão portuguesa desta rede de agências de detectives: http://www.apanha-a-gaja.corno/, perdão, .com? Venham mais ideias!
@ 20.5.10 0 comentários Etiquetas: Singapura
Fátima em Singapura
Todos vocês associam Fátima a algo muito nosso, os Três Pastorinhos e tal. Ainda agora passámos pelo 13 de Maio de novo, desta vez com direito a Papa em Portugal e tudo. Mas nem todos (apesar da minha fé na erudição dos leitores do Asteróide...) sabem que Fátima é muito mais que um nome de um sítio, para... os muçulmanos. no Acredito até que o nome do sítio "Fátima" poderá vir da presença moura no nosso território durante quatro séculos.
@ 20.5.10 0 comentários Etiquetas: Singapura
Saudades, pá...
Estes três estavam este fim de semana na gargalhada, a um canto de uma das torres de observação plantadas no que eu chamaria de ilha-da-ilha-da-ilha (ou seja, uma ilhota de areia ligada a uma das praias da ilha de Sentosa, que por sua vez é um pequeno apêndice no extremo Sul... da ilha de Singapura). Esta ilha-da-ilha-da-ilha ostenta um orgulhoso cartaz: "Southermost Point of Continental Asia"! Que é como quem diz, a Indonésia, mais para Sul e ali à vista, não conta para o campeonato, já não é "continental", é assim a modos que uma terra pulverizada por milhares de ilhas, entre o Índico e o Pacífico.
@ 20.5.10 0 comentários Etiquetas: Conversas..., Singapura
Para onde vai o PIB
Também existe vida em Singapura "para além do orçamento" (onde é que já ouvi isto?)... Ou seja, para lá dos números da pujança económica revelados pelo PIB. O velhote da foto (tirada num recanto da cidade onde um bairro de casas antigas ainda subsiste rodeado de prédios enormes) não terá a mesma visão de Singapura que eu. Olhará em volta e verá algo mais parecido com o que vê a maioria da população: velhinhos pobres, puxadores de riquexó magrinhos, mulheres a dias feias, trabalhadores nine-to-five que passam horas a comutarem-se casa-trabalho, enchendo todos os dias os transportes públicos, jovens em part-times nas lojas, donos de chafaricas a vender refeições por euro e meio nos food-courts...
@ 20.5.10 0 comentários Etiquetas: Singapura
quarta-feira, 19 de maio de 2010
O país dos mexilhões poliglotas
Acho que já vos tinha dito, mas fica de qualquer modo parte da justificação do título: em Singapura não há uma, nem duas, nem sequer três linguas oficiais... São quatro, aqui bem expressas neste placard de uma obra vizinha: o Inglês, o Mandarim (a língua-franca da China), o Malaio (que mais coisa menos coisa se fala também na Indonésia) e o Tamil (linguarajar do Sul da Índia, de onde a maior parte da migração de etnia indiana que ajudou a construir Singapura é proveniente).
@ 19.5.10 0 comentários Etiquetas: Singapura
terça-feira, 11 de maio de 2010
Campeões!
Deixo-vos com a foto, uma singela homenagem do Asteróide ao Glorioso SLB, hoje em rota pela Galáxia Benfiquista, sucursal de Singapura, Casa Benfiquista de Clarke Quay, Singapore River.
@ 11.5.10 0 comentários Etiquetas: Conversas..., Singapura
quinta-feira, 6 de maio de 2010
Air America
Por estes dias tenho visto de tudo à venda aqui no Texas. Até os serviços mais arriscados, como procurar petróleo nos oceanos a 3000 metros de profundidade ou... voar para o Iraque ou Afeganistão carregado sabe-se lá do quê! Aposta que é uma reencarnação da Air America...
@ 6.5.10 0 comentários Etiquetas: Estados Unidos
terça-feira, 4 de maio de 2010
Warp
Esta é provavelmente a foto de pior qualidade que alguma vez por aqui se viu, mas a verdade é que está lá tudo: Texas (muito apropriadamente e de acordo com a placa à direita tal é o nome desta rua de Houston), os arranha-céus da quarta maior cidade dos EUA e os cowboys, perdão, os polícias a cavalo que por aqui andam, nostalgicamente hesitantes entre os V8 viciados nas octanas e as bucólicas montadas alimentadas a feno que povoam o imaginário deste povo. Por aqui ando desde Domingo passado quando, depois de ter pronunciado as palavras "beam me up, Scott" no aeroporto de Changi em Singapura nessa manhã, me vi teleportado através do Pacífico numa sequência digna da USS Enterprise. Cheguei a Houston pela uma da tarde do mesmo dia, o que para um sítio do outro lado do mundo relativamente à Cidade do Leão não está mal. Lembro-me vagamente de passar por uns arrozais a caminho aqui da Gringolândia, mas a pancada na cabeça que me dá o mega-jet-lag que tomou conta de mim nem me deixa lembrar bem o que se passou... Voltarei à antena um dia destes.
@ 4.5.10 0 comentários Etiquetas: Estados Unidos
domingo, 2 de maio de 2010
O meu primeiro Japão
A ausência de paisagem urbana foi o que mais me surpreendeu, horas atrás, ao fazer a aproximação ao aeroporto de Narita, Tóquio. Um nanbam-jin como eu (literalmente um "bárbaro do sul") que pela primeira vez põe os pés no Japão esperava encontrar uma megalópolis, sobre a qual o avião teria de serpentear por entre arranha-céus e evitar um Godzilla ou dois antes de se fazer à pista. Em vez de cimento, é o que a foto demonstra: arrozais a perder de vista, pontilhados de "ilhas" mais florestradas onde as quintas se abrigam, unidas por estradas rurais, muitas delas com o mesmo aspecto poeirento da que dá acesso à minha casa lá nos Portugais. Até já!
@ 2.5.10 0 comentários Etiquetas: Japão